Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Pilates ajuda a controlar a dor nas costas, confirma pesquisa

Trabalho realizado na USP comprovou efeito analgésico dos exercícios dirigidos e ainda avaliou se terapia com calor traria benefícios extras

Por Diego Alejandro
29 Maio 2023, 09h03
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Um estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP demonstrou a eficácia do pilates no tratamento da dor e dos sintomas associados aos transtornos depressivos e ansiosos relacionados à lombalgia crônica, mesmo sem o uso de métodos terapêuticos adicionais, como terapia de calor profundo.

    De acordo com a pesquisa, a dor na coluna lombar é comumente associada a músculos fracos, resistentes e encurtados, sendo reconhecida como uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo.

    Os exercícios de pilates concentram-se justamente no fortalecimento e na estabilização dos músculos profundos, incluindo o transverso abdominal, o multífido lombar e os do assoalho pélvico, bem como as demais estruturas que, coletivamente, desempenham um papel crucial na proteção da coluna vertebral. 

    Como resultado, o paciente desenvolve uma musculatura mais forte, ganha amplitude nos movimentos e fica mais livre das dores, melhorando também a postura. 

    “Além disso, os exercícios físicos contribuem para a liberação de opioides endógenos, substâncias do organismo que controlam a dor e propiciam bem-estar geral”, explicou a fisioterapeuta Sandra Amaral, autora do estudo, ao Jornal da USP. 

    Continua após a publicidade

    Os resultados do ensaio clínico, que incluiu 36 participantes, foram publicados na Revista Brasileira de Pesquisas Médicas e Biológicas. Eles também fizeram parte da dissertação de mestrado da pesquisadora. 

    O trabalho também analisou se o tratamento térmico profundo usando uma técnica chamada diatermia por ondas curtas realmente teria benefício no controle da dor. O conceito por trás dessa abordagem é que a aplicação de calor a uma área específica reduz a rigidez articular e os espasmos musculares.

    A tática tem sido usada para melhorar o fornecimento de sangue aos tecidos e facilitar o reparo dos tecidos, o que tem influência na dor. No entanto, o estudo concluiu que a combinação de pilates com diatermia não se mostrou mais eficaz que o pilates sozinho. 

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade


    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.