Saiba as marcas da Nestlé multadas pelo Procon por propaganda enganosa
Multa por infração é de R$ 13 milhões, mas empresa pode recorrer; Nestlé informou que produtos não fazem mais parte de portfólio

Linhas de alimentos “fit” costumam ser procuradas por pessoas que querem fazer lanches sem opções ricas em gorduras, sal e açúcar, mas nem sempre as opções apresentadas pela indústria alimentícia seguem tudo que está no rótulo. Um exemplo disso é a recente autuação da Nestlé por publicidade enganosa feita pelo Procon-SP em alguns itens da linha Nesfit. A multa prevista é de R$ 13 milhões. A empresa pode recorrer e, em nota, informou que não comercializa mais os produtos apontados.
O procedimento de fiscalização do órgão foi concluído no último dia 23 e constatou que os produtos da empresa “não possuíam ingredientes anunciados da embalagem”, o que induzia os compradores a erro, o que configura uma infração ao Código de Defesa do Consumidor, cujo artigo 56 foi utilizado como base para o cálculo da multa. Três produtos apresentavam as supostas falhas no rótulo:
- Biscoito Nesfit Aveia e Mel
- Biscoito Nesfit Leite e Mel
- Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel
A análise do produto “Mistura de Creme de Leite”, composto por mistura de UHT de creme de leite e soro de leite também faz parte do pacote de autuações feitas pelo Procon. Segundo o órgão , “o consumidor foi claramente induzido a erro quanto às características e à composição dos referidos produtos”.
Empresa diz que produtos não fazem parte de portfólio
Em nota enviada à Agência Brasil, a Nestlé afirmou que cumpre as legislações vigentes, incluindo as normas relacionadas à rotulagem e comunicação de seus produtos. “Em relação aos itens mencionados, cabe destacar que os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel” e “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a “Mistura de Creme de Leite”, que não é comercializada pela companhia desde 2023”.
A empresa disse ainda que vai apresentar defesa às autoridades “reforçando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade de seus produtos, bem como sua atuação em conformidade com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.” /COM AGÊNCIA BRASIL