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Saiba as marcas da Nestlé multadas pelo Procon por propaganda enganosa

Multa por infração é de R$ 13 milhões, mas empresa pode recorrer; Nestlé informou que produtos não fazem mais parte de portfólio

Por Da Redação
28 abr 2025, 13h45

Linhas de alimentos “fit” costumam ser procuradas por pessoas que querem fazer lanches sem opções ricas em gorduras, sal e açúcar, mas nem sempre as opções apresentadas pela indústria alimentícia seguem tudo que está no rótulo. Um exemplo disso é a recente autuação da Nestlé por publicidade enganosa feita pelo Procon-SP em alguns itens da linha Nesfit. A multa prevista é de R$ 13 milhões. A empresa pode recorrer e, em nota, informou que não comercializa mais os produtos apontados.

O procedimento de fiscalização do órgão foi concluído no último dia 23 e constatou que os produtos da empresa “não possuíam ingredientes anunciados da embalagem”, o que induzia os compradores a erro, o que configura uma infração ao Código de Defesa do Consumidor, cujo artigo 56 foi utilizado como base para o cálculo da multa. Três produtos apresentavam as supostas falhas no rótulo:

  • Biscoito Nesfit Aveia e Mel
  • Biscoito Nesfit Leite e Mel
  • Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel

A análise do produto “Mistura de Creme de Leite”, composto por mistura de UHT de creme de leite e soro de leite também faz parte do pacote de autuações feitas pelo Procon. Segundo o órgão , “o consumidor foi claramente induzido a erro quanto às características e à composição dos referidos produtos”.

Empresa diz que produtos não fazem parte de portfólio

Em nota enviada à Agência Brasil, a Nestlé afirmou que cumpre as legislações vigentes, incluindo as normas relacionadas à rotulagem e comunicação de seus produtos. “Em relação aos itens mencionados, cabe destacar que os biscoitos “Nesfit Aveia e Mel”, “Nesfit Leite e Mel” e “Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel” não fazem mais parte do portfólio da empresa, tendo sido descontinuados em 2022. O mesmo ocorre com a “Mistura de Creme de Leite”, que não é comercializada pela companhia desde 2023”.

Continua após a publicidade

A empresa disse ainda que vai apresentar defesa às autoridades “reforçando seu compromisso com a ética e a transparência na publicidade de seus produtos, bem como sua atuação em conformidade com os princípios do Código de Defesa do Consumidor.” /COM AGÊNCIA BRASIL

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