Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Varejo online reduz a perda de hortifrútis

Sistema de compra programada da Shopper Fresh diminui descartes e garante que os alimentos cheguem frescos à casa do consumidor – e por um preço bem melhor

Por Abril Branded Content
Atualizado em 29 jul 2024, 15h33 - Publicado em 10 Maio 2024, 12h00

De acordo com pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019 cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos, ou 17% do total disponível para os consumidores, foram parar no lixo das residências, varejos e restaurantes. 

Esse peso equivale a aproximadamente 23 milhões de caminhões de 40 toneladas totalmente carregados – se alinhados, eles poderiam dar sete voltas ao redor da Terra.

Mas o descarte de alimentos não para por aí. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization) estima que, entre a colheita e a chegada aos pontos de venda no varejo, cerca de 14% dos legumes, verduras e frutas são perdidos. Essa quantidade poderia reduzir os números alarmantes de pessoas em situação de insegurança alimentar grave ou moderada – só no Brasil são aproximadamente 70 milhões. 

O descarte de alimentos, do campo à mesa

Por trás dessa elevada perda dos hortifrútis entre a saída da fazenda e a chegada aos mercados estão falhas e descuidos tanto na fase do transporte quanto do armazenamento. Fatores como a má qualidade das instalações e do acondicionamento bem como a falta de refrigeração prejudicam não só a textura, o sabor e a cor, mas também suas propriedades nutritivas. 

Somam-se a isso as compras excessivas, feitas pelos mercados tradicionais, que por não terem previsibilidade de suas vendas futuras acabam acumulando produtos em seus estoques, e o pior, mantendo-os em condições inadequadas em lojas físicas. O resultado? Tomates mofados, frutas que passaram do ponto, verduras estragadas.

É uma conta que não fecha, e na qual todos ficam no negativo: quanto maior o descarte de alimentos, mais pessoas passam fome e mais caros se tornam esses itens. 

Continua após a publicidade

Como mudar esse cenário? 

As Nações Unidas estabeleceram a meta de reduzir as perdas e desperdícios de alimentos como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conhecida como Meta 12.3 dos ODS, ela estipula que até 2030 o mundo reduza o descarte de alimentos pela metade.

A meta é ambiciosa e para alcançá-la é preciso que todos façam a sua parte. No transporte e armazenamento, mais cuidado com a temperatura e embalagem, entre outros fatores, para preservar a aparência e o valor nutricional. 

Já na casa do consumidor, vale planejar melhor as compras e o preparo das refeições, armazenar os alimentos de forma mais adequada e buscar receitas para reaproveitar aquelas sobrinhas da geladeira. 

A revolução do comércio online

O setor do varejo online vem se destacando por sua capacidade de manter a qualidade dos hortifrútis e, consequentemente, reduzir a quantidade jogada no lixo.

Continua após a publicidade

Na Shopper Fresh, por exemplo, a atenção com esses itens está presente em todas as etapas, desde a seleção dos fornecedores até a entrega na casa do consumidor. Assim, enquanto nos mercados os alimentos são mantidos em temperaturas inadequadas para a conservação, na Shopper eles permanecem em condições controladas, específicas para preservar todas as suas propriedades.

Varejo online reduz a perda de hortifrútis, entenda.
(Shopper/Divulgação)

Além disso, a Shopper Fresh adquire os alimentos por demanda – o sistema adotado pela empresa é o de compra programada. Ou seja, só depois que efetua a venda, ela adquire o item do produtor, uma estratégia que contribui justamente para evitar perdas e garantir que os hortifrútis cheguem fresquinhos à sua casa – e por um preço bem melhor. 

E, em maio, mês em que a Shopper Fresh comemora três anos, a loja oferecerá produtos com até 30% de desconto e brindes para os clientes. Aproveite!

Continua após a publicidade

Saiba mais sobre a Shopper

Atuando com sistema de reabastecimento de itens de consumo doméstico, como produtos de limpeza, higiene pessoal, alimentos, bebidas, utilidades e até mesmo para os pets, a Shopper segue o modelo de compras programadas: você monta sua cesta, escolhe o dia de entrega e finaliza sua compra. A partir de então, recebe em casa todos os itens solicitados, com praticidade e economia todos os meses. 

E como facilidade é palavra-chave para a Shopper, a sua lista é salva no site ou app e uma entrega fica automaticamente pré-agendada para o período selecionado. Assim, você receberá lembretes para alterar sua lista antes dos próximos envios (ou até alterar a data, se precisar antecipar, adiar ou pular uma entrega) – sua compra é totalmente flexível.

São quatro lojas da Shopper, que funcionam de forma independente e estão disponíveis tanto no site quanto no app.

Shopper Programada: pensada para sua compra pesada de mês, na loja é possível comprar alimentos de mercearia, material de limpeza, itens de higiene, bebidas etc. Sua lista fica salva com uma entrega pré-agendada, mas você pode ajustar a frequência com que quer receber essa compra. 

Continua após a publicidade

Shopper Fresh: frutas, legumes, verduras, produtos congelados e refrigerados e demais itens que contam com período de validade mais curto são entregues semanalmente ou quinzenalmente em sua casa, e chegam bem fresquinhos. 

Pet Shopper: itens para cães, gatos, pássaros, roedores e peixes entregues com uma periodicidade bem flexível – você pode escolher o envio a cada duas semanas ou, até, a cada três meses.

Compra Única: compras pontuais entregues em um dia. A modalidade é perfeita para atender a demandas inesperadas ou quando você precisa comprar algo que foge do consumo recorrente, como, por exemplo, no caso de eventos ou viagens. 

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.