Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

VEJA Gente

Por Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notícias sobre as pessoas mais influentes do mundo do entretenimento, das artes e dos negócios

2023 em pílulas: crise na TV, perdas culturais e faísca da extrema direita

Os acontecimentos mais marcantes relembrados mês a mês, segundo a coluna Gente

Por Giovanna Fraguito Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Valmir Moratelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 18h14 - Publicado em 29 dez 2023, 07h00

JANEIRO – 2023 começa movimentado. No dia 1º, o Brasil empossa seu novo presidente. Lula (PT) sube a rampa do Palácio do Planalto de forma histórica, ao lado de “representantes do povo”. No dia, ocorre o velório e sepultamento de Pelé na Vila Belmiro, em Santos, foi o último adeus ao Rei do Futebol. E no dia 8, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadem as sedes dos três poderes durante atos antidemocráticos em Brasília. Uma cena vergonhosa, que levaria centenas deles à prisão nos meses seguintes. Fora do Brasil, príncipe Harry lança Spare, a autobiografia que revela detalhes sobre a família real britânica.

FEVEREIRO – A maior festa popular do país volta a sua normalidade. Após os anos de pandemia, a saudade do carnaval movimenta investimentos e milhões de foliões pelas ruas do Brasil. A Imperatriz Leopoldinense é a campeã do Grupo Especial no Rio de Janeiro, com enredo sobre Lampião e a literatura de cordel, de Leandro Vieira. A Mocidade Alegre, em São Paulo, conquista o título cantando sobre imigrante africano que se tornou um dos mais respeitados samurais. O telejornalismo perde a apresentadora Glória Maria, aos 73 anos. Preta Gil cancela seu tradicional Bloco da Preta, que sai no Rio, São Paulo e Salvador, ao começar tratamento contra câncer.

MARÇO – Paris estava em polvorosa com a aprovação pelo Senado da reforma da previdência proposta por Emmanuel Macron. O Oscar trocou pela primeira vez o tapete vermelho pela cor branca – que evoca o pôr do sol, cor ideal antes da “hora de ouro” da premiação, segundo os organizadores. O destaque é Michelle Yeoh, primeira asiática a vencer como Melhor Atriz. Tudo em todo lugar ao mesmo tempo é consagrado o Filme do Ano. Por aqui, Chris Martin, do Coldplay, parecia não querer ir embora do Rio de Janeiro, após uma extensa turnê de onze shows no país.

ABRIL – A Globo demite vários nomes de sua grade. Entre as surpresas: Cléber Machado, nos esportes; e Leila Sterenberg, no jornalismo. Preta Gil revela que descobriu traição do marido, Rodrigo Godoy.

MAIO – Um mês de perda nas “realezas culturais”. A cantora e compositora Rita Lee, a Rainha do Rock Brasileiro, morre aos 75 anos, em 8 de maio. Um dia antes, a apresentadora de TV e cozinheira Palmirinha Onofre também nos deixa, aos 91 anos. No final do mês, Tina Turner, cantora apelidada de Rainha do Rock, morre aos 83 anos. Além disso, vai ao ar o último capítulo da sofrida trama de Gloria Perez, na TV Globo. Travessia é substituída por Terra e Paixão, de Walcyr Carrasco, na promessa de melhorar a audiência. No meio audiovisual, o filme A Pequena Sereia, da Disney, levanta discussão sobre representatividade no cinema.

Continua após a publicidade

JUNHO – Resultados do Censo Demográfico 2022 começam a ser divulgados pelo IBGE – um país mais velho se desenha na realidade social. Os impasses sobre a herança de Gugu aumentam com o surgimento de um suposto novo irmão e brigas expostas entre os herdeiros. Neymar vem a público pedir desculpas pela traição a Bruna Biancardi, grávida de sua filha. Madonna, aos 64 anos, é internada na UTI por uma infecção bacteriana em Nova York, interrompendo sua turnê comemorativa. Por maioria de votos (5 a 2), o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declara a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro por oito anos, contados a partir das Eleições 2022. Pela primeira vez, a grife Carolina Herrera apresenta seu desfile fora de Nova York – escolheu o Rio como cenário para uma mega festa, só esqueceu de combinar com São Pedro.

JULHO – Estreia em 13 de julho, no Globoplay, o documentário de Xuxa, que levanta uma série de polêmicas sobre o seu passado, principalmente sobre a relação com a ex-empresária Marlene Mattos. A cantora, atriz e modelo britânica Jane Birkin morre aos 76 anos em 16 de julho. E o diretor, roteirista, ator e dramaturgo Zé Celso falece em 6 de julho, aos 86 anos, depois de um incêndio em seu apartamento. O mundo fica cor-de-rosa para a estreia de Barbie nos cinemas.

AGOSTO – A atriz Léa Garcia morre no dia que receberia uma homenagem, em 15 de agosto, aos 90 anos, durante o 51º Festival de Cinema de Gramado (RS). Uma semana antes, Aracy Balabanian parte aos 83 anos. O encontro de Xuxa, Angélica e Eliana na programação especial do Criança Esperança é o momento mais icônico da campanha solidária da TV Globo. Lançada em 18 de agosto no Amazon Prime, a série brasileira Cangaço Novo faz sucesso no Brasil e no mundo. Faustão é internado em São Paulo devido a uma insuficiência cardíaca. Após 16 dias no hospital, precisa passar por um transplante cardíaco e é operado no domingo, 27. Agitadíssimo, o mês ainda é marcado por Larissa Manoela, que expõe briga com os pais, Silvana e Gilberto, durante entrevista ao Fantástico, da TV Globo.

Continua após a publicidade

SETEMBRO – No dia 2, Kayky Brito é atropelado por um carro na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, quando estava em um quiosque com o amigo Bruno de Luca. Ficou quase um mês no hospital em estado grave. E Luísa Sonza anuncia ao vivo no Mais Você o rompimento com o youtuber Chico Moedas, após descobrir traição do rapaz num banheiro de bar. No The Town, primeira edição do festival-irmão do Rock in Rio, Bruno Mars é responsável pela maior sedução vinda do palco principal para o público. Gerente do Valle Nevado, no Chile, causa grande repercussão ao declarar a VEJA: ‘Turista brasileiro é como poodle’. O mês também é marcante para a coluna GENTE. Aumentando seu alcance além da versão online do impresso, estreamos nosso programa no Youtube, levando ao ar toda segunda-feira uma nova entrevista.

OUTUBRO – No dia 6 nasce Mavie, filha de Neymar com Bruna Biancardi, dando uma trégua na troca de farpas entre eles. Madonna retorna aos palcos com a turnê que celebra 40 anos de carreira, no dia 14 em Londres, na Inglaterra. A biografia de Britney Spears é lançada no dia 24. No livro, ela conta sua versão sobre os 13 anos em que teve sua vida e carreira sob a tutela do pai e escândalos do ex-namorado, Justin Timberlake, que a obrigou a fazer um aborto. Matthew Perry, o Chandler Bing de Friends, morre aos 54 anos, em 28 de outubro. No dia 7, após ataques terroristas do grupo Hamas em território israelense, o conflito na Faixa de Gaza ganha mais violência. Papa Francisco sugere possibilidade de bênção para casais do mesmo sexo.

NOVEMBRO – Taylor Swift desembarca pela primeira vez em terras brasileiras com sua turnê mundial. Com três dias de apresentação da The Eras Tour no Rio e mais três em São Paulo. As primeiras noites de apresentações na cidade carioca foram marcadas pela onda de calor, falta de organização e morte da estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos. Além dela, o ex-Beatles Paul McCartney apresenta o show da turnê Got Back, em Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, entre novembro e dezembro. No dia 11, a apresentadora Ana Hickmann acusa o marido Alexandre Correa de violência doméstica, o que acarreta em um processo de separação e divisão de bens. Uma onda de calor reacende o alerta para o aquecimento global – a coluna começa a publicar o especial “Verão 50º”. Javier Milei, admirador de Bolsonaro, é eleito na Argentina servindo de faísca acesa para a extrema-direita na América Latina. Bruna Biancardi vai às redes sociais avisar que não mantém mais relacionamento com Neymar, pai de sua filha.

Continua após a publicidade

DEZEMBRO – Paolla Oliveira encerra contrato fixo com a Globo, sendo mais uma estrela de “primeiro porte” a mirar no streaming. Chamuscado com o acidente do amigo Kayky Brito, em que não prestou socorro, Bruno de Luca resolve dar um tempo na carreira. Alexandre Correa alega que está sem luz, telefone e casa para morar desde que se separou de Ana Hickmann. Paris Hilton quebra o silêncio e explica por que só engravida com barriga de aluguel. A pedido da coluna, diversas personalidades que por aqui passaram escolhem a palavra do ano.

Publicidade

Imagem do bloco

4 Colunas 2 Conteúdo para assinantes

Vejinhas Conteúdo para assinantes

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.