Morre seu Zé Almeida, fundador do restaurante Mocotó
Pernambucano se mudou para São Paulo aos 25 anos e iniciou negócio como casa do norte; local virou um fenômeno ao unir tradição e refinamento

Morreu aos 86 anos neste domingo, 2, Seu José de Almeida, fundador do restaurante Mocotó, um dos mais aclamados da cidade de São Paulo e que elevou a comida sertaneja a premiações nacionais e internacionais.
Nascido em 1938 na cidade de Mulungu, no sertão de Pernambuco, Seu Zé se mudou para São Paulo quando estava com 25 anos e, no ano de 1973, abriu um negócio com dois irmãos. Era a casa do norte Irmãos Almeida, o embrião do Mocotó, localizado na Vila Medeiros, na zona norte.
“Sua trajetória é a história de muitos retirantes que, com coragem e determinação, ajudaram a moldar São Paulo. Ao abrir as portas do Mocotó, ele trouxe à cidade suas raízes e diminuiu a distância entre o sertão e a quebrada. “, diz o texto de despedida ao fundador na página do restaurante no Instagram. “Anfitrião como ninguém, aprendemos com Seu Zé que a comida é mais do que nutrição, é também uma forma de materializar histórias e aproximar as pessoas, é nutrir os encontros e as amizades”, completa.
A despedida a Seu Zé é realizada até o meio-dia desta segunda-feira, 3, no Velório Salete, em Santana, na zona norte da capital.
Restaurante de sucesso
A partir de 2004, o restaurante passou a ser comandando por um de seus filhos, o chef Rodrigo Oliveira, e virou um fenômeno nos anos seguintes. Do criativo dadinho de tapioca ao saboroso baião-de-dois, o local começou a atrair a atenção de comensais de todas as partes da cidade para o número 1.100 da pacata Avenida Nossa Senhora do Loreto.
A história de sucesso da família, que ficou conhecida por sua força e união, atravessou fronteiras e, em 2019, o Mocotó recebeu o prêmio de melhor restaurante do mundo na categoria “no reservation required” pelo World Restaurant Awards.
Em 2023, ocupou o 63º lugar na lista dos melhores restaurantes da América Latina pela revista britânica Restaurant e recebeu o selo de Bib Gourmand pelo Guia Michelin no ano passado.
Atualmente, com outros endereços da capital paulista, os sabores que unem tradição e o refinamento do chef Rodrigo estão no Mercado de Pinheiros e na Vila Leopoldina, na zona oeste. Os ingredientes e pratos também ganham versão sofisticada no Balaio IMS.